segunda-feira, 3 de maio de 2010

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS



“A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um sistema de ensino utilizado na rede pública no Brasil para a inclusão de jovens e adultos na educação formal. Ou seja, tem o propósito de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para aqueles que perderam a oportunidade de se escolarisar na época própria por arrimo ou por inadaptação.
É regulamentada pelo artigo 37, da lei nº 9394 de 20 de Dezembro de 1996 (LDB).
 Representa uma possibilidade que pode contribuir para efetivar o caminho e desenvolvimento de todas as pessoas, de todas as idades. Fazer parte desse processo é uma grande responsabilidade social e educacional, o professor tem o papel de mediar o conhecimento e de  ter uma base sólida de formação.
De acordo com a Declaração de Hamburgo sobre a EJA, em 1997, a educação de Jovens e Adultos torna-se mais que um direito: é a chave para desenvolvimento do pais; é tanto conseqüência do exercício da cidadania como condição para uma plena participação na sociedade. Além do mais, é um poderoso argumento em favor do desenvolvimento ecológico sustentável, da democracia, da justiça, da igualdade entre os sexos, do desenvolvimento socioeconômico e científico, além de um requisito fundamental para a construção de um mundo onde a violência cede lugar ao diálogo e à cultura de paz baseada na justiça.

3 comentários:

  1. ESTADO DO TOCANTINS
    SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
    DRE- MIRACEMA DO TOCANTINS - TO
    COLÉGIO ESTADUAL NOSSA SENHORA DA PROVIDÊNCIA
    MIRANORTE

    RELATÓRIO

    COMEMORAÇÃO: O DIA DO ÍNDIO (3º SEGMENTO EJA)

    No dia dezenove de abril de dois mil e dez, foi comemorado no auditório desta U.E. O dia do índio, ás dezenove horas e trinta minutos.
    A gestora Lúcia Elena fez a abertura com uma palestra sobre o índio do passado e os índios dos dias atuais citando as tribos Indígenas Tocantinenses, em seguida um grupo de alunos apresentou uma dança indígena. A palestrante Maria da Paz comentou sobre os povos indígenas e as políticas dos povos indígenas, o movimento das terras livres, a luta das mulheres indígenas em busca das ações dentro do Funai em cada região existe um representante preocupado com a realidade do Tocantins, com a preservação da natureza.
    Duas figuras importantes na organização das tribos são Pajé e o Cacique. O pajé é o sarcedote, pois conhece os rituais e recebe as mensagens dos Deuses.
    A educação indígena é bem prática e vinculada à realidade da vida da tribo indígena. Quando atinge os 13 os 14 anos, o jovem passa por um teste e uma cerimônia para ingressar na vida adulta. Assistimos um documentário, mostrando os grupos indígenas que existem no Tocantins, (sete grupos); houve várias apresentações; um Poema homenageando o Índio Glaudino, que foi assassinado em Brasília por um grupo de jovens de classe média; encerrou a apresentação com um lanche de comidas típicas oferecidas pelos alunos do 1º, 2º e 3º segmento da EJA.


    Apresentação de Teatro “Tribos Indígenas” - EJA

    Comidas Típicas

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