A concepção educacional freireana centra-se no potencial humano para a criatividade e a liberdade no interior de estruturas político-econômico-culturais opressoras. Ela aponta para a descoberta e a implementação de alternativas libertadoras na interação e transformação sociais, via processo de "conscientização". "Conscientização" foi definida como o processo no qual as pessoas atingem uma profunda compreensão, tanto da realidade sócio-cultural que conforma suas vidas, quanto de sua capacidade para transformá-la.
Partindo desse pressuposto é que nós da Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos pautamos o nosso trabalho na Educação de Jovens e Adultos através da Proposta Curricular que brevemente estará sendo consolidada, transformando-se num Referencial de apoio aos docentes e Equipe Pedagógica, visando um ensino com equidade integrado a realidade do nosso estado e país.
A proposta Curricular da EJA no Estado do Tocantins encontra-se num processo de reconstrução e alinhamento através da contribuição das treze Diretorias Regionais de Ensino, onde buscamos como fundamentação teórica os pressupostos do Método Paulo Freire, aliado ao pensamento de Lev Vygotsky que trata o ensino como um processo social.
Ivânia Ribeiro de Queiroz – Técnica de Educação de Jovens e Adultos
Ivânia Ribeiro de Queiroz – Técnica de Educação de Jovens e Adultos
Nenhum comentário:
Postar um comentário