sexta-feira, 7 de maio de 2010

III OFICINA DE TRABALHOAGENDA TERRITORIAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Nos dias 28,29 e 30 de abril de 2010 a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação promoveu a III Oficina de Trabalho da Agenda Territorial da EJA que reuniu cerca de 300 representantes dos 27 estados e do Distrito Federal para debater sobre estratégias e políticas voltadas para a Educação de Jovens e Adultos.
A Oficina contou com a presença de vários representantes de segmentos ligados a Educação de Jovens e Adultos e também dos ministérios dentre eles o Secretários André Lázaro (SECAD/MEC), Humberto Oliveira (SDT/MDA), Paul Singer (SENAS/MTE), Mirian Belchior (Casa Civil/PR), Aída Monteiro- CONSED , Rosimary Matos - UNDIME, Celia Eccher ICAE - (Conselho Internacional de Educação de Adultos), além da presença de representantes dos Fóruns EJA, FNCEE e UNCME. ("Foto da Comissão Estadual do Tocantins com o Secretário André Lázaro").
O Objetivo principal da III Oficina foi de Definir estratégias políticas e operacionais para a agenda territorial de desenvolvimento integrado da alfabetização e educação de jovens e adultos, como também definir estratégias para a articulação territorial de políticas públicas intersetoriais de apoio e estabelecer planejamento territorializado para a educação de jovens e adultos.
Durante a III Oficina foram apresentadas algumas experiências relacionadas à Articulação Política Institucional, Planejamento Estratégico, Controle Social e Desafios para a Consolidação da Política Pública de EJA pelos estados do Acre, Cera, Minas Gerais, Paraná e Distrito Federal. Houve também grupos temáticos para discussão dos Desafios e Perspectivas da Intersetorialidade das Políticas Públicas para o Planejamento e Controle Social da EJA, sob a mediação da prof.ª Edna Nascimento, representante da UNDIME na CNAEJA, no qual foram discutidas as dificuldades e especificidades relacionadas a Educação de Jovens e Adultos.
Na apresentação do grupo 2 – “EJA e Saúde”, representantes do Ministério da Saúde apresentaram programas e projetos voltados para a saúde da população adulta e como Educação e Saúde podem “caminhar “ juntas. No entanto, um dos pontos que mais houve discussão foi relacionado ao Projeto Olhar Brasil, a representante da Comissão Estadual da Agenda do Tocantins Iara Cristina expôs as dificuldades enfrentadas no estado e o quanto é necessário o atendimento principalmente aos alunos do Programa Brasil Alfabetizado, pois um dos motivos da evasão é a falta de óculos para quem tem dificuldade de visão.
Os representantes da Agenda Territorial do Estado do Tocantins participaram ativamente nas atividades sugeridas durante a III Oficina em Brasília, e não faltaram elogios por parte dos organizadores e representantes do MEC em relação à organização e avanços conquistados pela Comissão, o que retrata a seriedade e a dedicação de todos para que a Educação de Jovens e Adultos seja não só mais uma modalidade de ensino que atende pessoas que não quiseram ou não puderam estudar na faixa etária correspondente. Mas que a Educação de Jovens e Adultos seja vista como uma oportunidade para todos que não tiveram acesso a uma educação de qualidade.
Abaixo fotos da III Oficina de Trabalho.
Autora: Iara Cristina Paião Mendes de Lima


Abertura Oficial da III Oficina de Trabalho da Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos com Secretário André Lázaro SECAD/ MEC, sobre a polítca públicas de Educação de Jovens e Adultos.





Mesa de apresentação dos Grupos de Trabalho: Desafios e Perspectivas da Intersetorialidade das Políticas Públicas para o Planejamento e Controle Social da EJA.






Fotos dos Representantes da Comissão da Agenda na III Oficina de Trabalho em Brasília

de 28 a 30 de abril de 2010








Nenhum comentário:

Postar um comentário