terça-feira, 11 de maio de 2010

PARABÉNS PARAÍSO! O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO ESTÁ UM SUCESSO!

Na DRE de Paraíso, o compromisso com o Programa Brasil Alfabetizado é visível. As pessoas responsáveis recebem todo o apoio da Diretora Regional Meiryvane Teixeira Santos que disponibiliza total autonomia a Coordenadora do Ensino Fundamental Aparecida da Penha e a Técnica Eletice, que com toda experiência e dedicação conseguiu repassar o seu capricho, para as coordenadoras de Turmas: Gilvanete Neiva e R Araújo, Maria da Conceição e Hélia R. Araújo. Isso ficou comprovado através das turmas monitoradas, averiguamos que as alfabetizadoras estão colocando em prática toda metodologia repassada na Formação Inicial, estão planejando semanalmente, os seus cadernos de plano estão impecáveis e em dia, a ambiência da sala de aula está muito bem organizada. Outro ponto positivo é o entusiasmo das alfabetizadoras e também dos alfabetizandos que estão dando continuidade nos estudos, diminuindo a evasão em relação aos anos anteriores.

Em Paraíso, no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), onde acontecem as aulas do Programa Brasil Alfabetizado, apreciamos de perto uma belíssima exposição das atividades pedagógicas confeccionada pelas alfabetizadoras Cleide e Reijane, no qual os alfabetizandos fizeram apresentações de dança, músicas e parlendas, destacando palavras soltas e frases. Foi um SUCESSO!!!

Constatamos que onde há parceria com as Prefeituras facilita todo o andamento Programa. Em Caseara o Secretário Municipal da Educação Adailton Fernandes Glória é um grande parceiro, acredita no Programa Brasil Alfabetizado e está satisfeito com o desempenho das alfabetizadoras, relatou que houve um grande avanço das mesmas depois de terem participado da Formação Inicial, mostram mais seguras, criativas e entusiasmadas.

É clara a relevância dessa parceria para o sucesso do Programa Brasil Alfabetizado, que beneficia os trabalhadores rurais, urbanos, aposentados e até mesmos aqueles que perderam a auto-estima, buscam adquirir uma formação coerente com as exigências impostas pelo meio social e, especialmente, pelo mercado de trabalho. Essa proposta também assegura a reconstituição da cidadania a partir das ações que são realizadas de forma reflexiva, levando os alunos a repensar suas práticas tanto no trabalho, como na sociedade.

A falta de oportunidades é um grande obstáculo para milhares de jovens e adultos, analfabetos ou parcialmente alfabetizados no Estado. Daí a importância da parceria que unindo forças entre o MEC, SEDUC e as Prefeituras, diminui o analfabetismo no Brasil.

Tecnicas da SEDUC/EJA responsáves pelo Monitoramento:
Márcia Regina Costa Ayres Rodrigues
Maria das Graças Rego Arruda

Texto produzido por:
Máricia Regina Costa Ayres Rodrigues





EVIDÊNCIAS DO MONITORAMENTO

SUGESTÕES PARA SALA DE AULA


Cartazes com conteúdos trabalhados em sala.
Fichas de Leitura

Roda de números

Trabalhando com números ordinais

Parlendas, com palavras soltas

Caixa de leitura

Portifólio de atividades

Jogos ludicos para sala de aula: dominó de caixa de fósforo,
dominós de números, jogos da memórioa, etc...

2 comentários:

  1. Muito interessantes as atividades, parabéns!!!Espero visitar outras vezes este blogger e encontrar mais dicas tão interssantes quanto essas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Legal o trabalho de vocês, muito importante para o desenvolvimento da cidadania.Obs: só está errado a palavra SEXTO nos números ordinais....

    ResponderExcluir