segunda-feira, 10 de maio de 2010

ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Economia Solidária mais uma vez torna-se palco de debates e levantamento de proposições a serem encaminhadas pelos Delegados na Conferência Nacional de Economia Solidária a ser realizada em Brasília prevista para Junho de 2010. Para tanto, a SEDUC através da Diretora de Convênio, a Sra. Magna, com apoio da Coordenadoria de EJA através das Técnicas Ivânia e Kátia Sirlene participaram da Conferência Regional realizada em 17/04/2010 no município de Gurupi. Vale salientar que vários segmentos sociais participaram das Conferências Regionais ocorridas em Porto Nacional, Dianópolis, Araguaína, Tocantinópolis, Araguatins, Arraias e Palmas. A organização das Conferências Regionais ficou sob responsabilidade da SETAS com parcerias com várias Instituições, incluindo a SEDUC.
Ocorreram em todo o estado as Conferências Regionais para eleger os delegados, elencando as proposições que serão debatidas e aprovadas na Conferência Nacional. A EJA entrou na pauta de debate, uma vez que há uma necessidade de inserção da temática no currículo da EJA, visando a fomentação do empreendedorismo, da perspectiva de vida, da autosustentabilidade de um público alvo em potencial de jovens e adultos que convivem numa sociedade de poucas oportunidades no mercado de trabalho.
Para compreendermos o percurso da Economia Solidária em termos organizacionais contamos atualmente com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e com o Fórum Brasileiro da ECOSOL que contituiram quatro eixos estruturais, sendo este representados pela logomarca abaixo:
.
CONCEITUANDO A ECONOMIA SOLIDÁRIA:
É um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para vender. Representa uma inovadora alternativa de geraçã ode renda e uma resposta a favor da inclusão social.
Estão organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, redes de cooperaçãoque realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, comércio justo e consumo solidário.

PALAVRA-CHAVE:
Garantia da auto-suficiência com trabalhos alternativos.

Não basta plantar flores, cultivar hortas, fazer artesanato, pois a economia solidária visa a formação de redes que se apóiam mutuamente.

Esta temática tão importante para o desenvolvimento de nossa sociedade foi escolhida como Tema da Campanha da Fraternidade 2010, de cunho ecumênico.
Editado por Ivânia Ribeiro de Queiroz - Técnica de EJA
Fonte Pesquisada: Cartilha Economia Solidária - Editora Paulinas/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário