segunda-feira, 10 de maio de 2010

A vida ensina coisas incríveis, inclusive que SEMPRE É TEMPO DE ESTUDAR

A Coordenadoria de Educação de Jovens e Adultos através do Monitoramento realizado in loco nas Diretorias Regionais de Ensino e Unidades Escolares pelos Técnicos de EJA e PBA têm pautado seu trabalho com foco no trabalho de parcerias entre esferas municipais, estaduais, religiosas e grupos sociais visando a agregação de jovens e adultos que ainda se encontram fora do sistema de escolarização. O objetivo é reunir-se com diversas Instituições buscando mecanismos de divulgação, mobilização e articulação para o ingresso contínuo e ascendente dos jovens e adultos no Programa Brasil Alfabetizado, garantindo uma sequência de escolarização na EJA 1º, 2º e 3º Segmento. Desta forma juntos, estaremos contribuindo com o processo de equalização e promoção da inclusão social através da inserção desta classe desprovida do conhecimento formal, tornando-os cidadãos com participação social e não apenas meros analfabetos funcionais.A ação justifica-se pela oferta garantida pela LDB em seu artigo 37, § 1, 2º e 3º, aliado às políticas educacionais voltadas para a EJA no estado do Tocantins. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
§ 3o A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)
A Diretora de Educação na Diversidade, a Professora Elvira tem orientado a Equipe de EJA a tornar o momento do monitoramento uma oportunidade de integração entre DREs, U.Es e demais Instuições na busca de parcerias, viabilizando dessa forma o acesso de jovens e adultos no processo de inclusão da escolarização. Tem orientado ainda aos Técnicos a contribuírem significativamente com as Regionais de Ensino com apoio e devolutivas em tempo hábil a fim de intensificar as práticas pedagógicas e operacionais, visando o bom andamento e realinhamento das atividades desenvolvidas entre SEDUC, DREs e U.Es
Partindo desse pressuposto acreditamos que em grupo, agindo na coletividade, na busca de parcerias, somos capazes de contribuir para a sociedade como um todo, pois como apontou o grande Filósofo Sócrates em sua citação " Sei que nada sei", podemos concluir que nosso processo de formação nunca se encerra, pois todos os dias aprendemos algo novo no convívio e na partilha das nossas forças e fraquezas, dessa forma construíremos novas oportunidades na vidas das pessoas e consequentemente isso infuenciará em nossa própria vida. Portanto SEMPRE É TEMPO DE ESTUDAR,DE RECOMEÇAR, DE APRENDERMOS UNS COM OS OUTROS.
                                                   (Ivânia R. Queiroz - Técnica de EJA)

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