O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.(fonte : http://www.mec.gov.br/ )
No Tocantins o Programa Brasil Alfabetizado vem sendo desenvolvido com êxito, este ano cerca de 10 mil jovens e adultos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever serão alfabetizados. No estado 109 municípios aderiram ao programa o que significa uma grande conquista, pois uma nação alfabetizada é fundamental para o desenvolvimento econômico-social do estado.
Espera-se que estes alunos ao saírem do Programa Brasil Alfabetizado não abandonem seus estudos, que dêem continuidade e para que isso acontece devemos trabalhar juntos, incentivando a abertura de turmas do 1º segmento da Educação de Jovens e adultos - EJA nestes municípios, pois só assim daremos a eles a oportunidade de uma vida digna e melhor.
Postado por: Iara Cristina Paião Mendes de Lima
Formada em Letras e pós- graduando em Lingua
Portuguesa e Literatura.
Portuguesa e Literatura.
Tecnica da Educação de Jovens e Adultos SEDUC/ TO
Nenhum comentário:
Postar um comentário