sexta-feira, 12 de março de 2010

MOMENTO DE LEITURA


Este projeto tem como objetivo divulgar a leitura, como também incentivar a publicação de artigos, textos e comentários de livros, reportagens e pesquisa feitas pelos técnicos da Coordenadoria de EJA, pois a leitura faz parte de nossa vida.


A Importância da Leitura


De acordo com a professora Maria Carolina do Colégio Santa Maria – São João do Meriti/ RJ “ a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

Realmente não passamos nem sequer um dia sem fazer leitura de algo, seja uma placa de anuncio, ou o nome de uma loja, a paisagem que vemos quando viajamos, sempre estamos fazendo leitura do mundo ao nosso redor. No entanto, quando fazemos estas leituras muitas vezes não a interpretamos apenas reconhecemos as letra que formam os nomes. No entanto, a leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura permite que o leitor apreenda o sentido do texto, de acordo com a autora “ não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos”.
Ao interpretarmos as palavras de Kleiman, notamos que para conhecermos o texto temos que ter também conhecimentos prévios do que o autor escreveu, o tempo em que o texto foi escrito o lugar e a linha de pensamento , só assim teremos uma leitura satisfatória, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, o leitor busca fazer relação entre o que ele conhece e o que eles lê, fazendo uma interação entre leitor – livro- autor – leitor. Desse modo, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:

[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia.

Desse modo, o único limite para a leitura é a imaginação do leitor; pois é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, adquirimos mais conhecimentos e cultura - o que nos faz mais capazes de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.
Assim, a leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos ,portanto, podemos dizer que é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, para seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.


Iara Cristina Paião Mendes de Lima 11/03/2010.
Formada em Letras , pós-graduando em Lingua Portugesa
e Literatura, Tecnica da Educação de Jovens e Adultos- sEDUC/ TO

Um comentário:

  1. Realmente a leitura é muito importante, e esta idéia é maravilhosa.

    ResponderExcluir