sexta-feira, 12 de março de 2010

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO



O MEC realiza, desde 2003, o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. O programa é uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localizam-se na região Nordeste. Esses municípios recebem apoio técnico na implementação das ações do programa, visando garantir a continuidade dos estudos aos alfabetizandos. Podem aderir ao programa, por meio das resoluções específicas publicadas no Diário Oficial da União, estados, municípios e o Distrito Federal.(fonte : http://www.mec.gov.br/ )
No Tocantins o Programa Brasil Alfabetizado vem sendo desenvolvido com êxito, este ano cerca de 10 mil jovens e adultos que não tiveram oportunidade de aprender a ler e escrever serão alfabetizados. No estado 109 municípios aderiram ao programa o que significa uma grande conquista, pois uma nação alfabetizada é fundamental para o desenvolvimento econômico-social do estado.
Espera-se que estes alunos ao saírem do Programa Brasil Alfabetizado não abandonem seus estudos, que dêem continuidade e para que isso acontece devemos trabalhar juntos, incentivando a abertura de turmas do 1º segmento da Educação de Jovens e adultos - EJA nestes municípios, pois só assim daremos a eles a oportunidade de uma vida digna e melhor.

                                                                        Postado por: Iara Cristina Paião Mendes de Lima
                                                                       Formada em Letras e pós- graduando em Lingua
                                                                                      Portuguesa e Literatura.
                                                                Tecnica da Educação de Jovens e Adultos SEDUC/ TO

MOMENTO DE LEITURA


Este projeto tem como objetivo divulgar a leitura, como também incentivar a publicação de artigos, textos e comentários de livros, reportagens e pesquisa feitas pelos técnicos da Coordenadoria de EJA, pois a leitura faz parte de nossa vida.


A Importância da Leitura


De acordo com a professora Maria Carolina do Colégio Santa Maria – São João do Meriti/ RJ “ a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. No constante desejo de decifrar e interpretar o sentido das coisas que nos cercam, de perceber o mundo sob diversas perspectivas, de relacionar a realidade ficcional com a que vivemos, no contato com um livro, enfim, em todos estes casos estamos, de certa forma, lendo - embora, muitas vezes, não nos demos conta.

Realmente não passamos nem sequer um dia sem fazer leitura de algo, seja uma placa de anuncio, ou o nome de uma loja, a paisagem que vemos quando viajamos, sempre estamos fazendo leitura do mundo ao nosso redor. No entanto, quando fazemos estas leituras muitas vezes não a interpretamos apenas reconhecemos as letra que formam os nomes. No entanto, a leitura não corresponde a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Segundo Angela Kleiman, a leitura permite que o leitor apreenda o sentido do texto, de acordo com a autora “ não podendo transformar-se em mera decifração de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos”.
Ao interpretarmos as palavras de Kleiman, notamos que para conhecermos o texto temos que ter também conhecimentos prévios do que o autor escreveu, o tempo em que o texto foi escrito o lugar e a linha de pensamento , só assim teremos uma leitura satisfatória, na qual a compreensão do que se lê é alcançada, o leitor busca fazer relação entre o que ele conhece e o que eles lê, fazendo uma interação entre leitor – livro- autor – leitor. Desse modo, o leitor mergulha no texto e se confunde com ele, em busca de seu sentido. Isso é o que afirma Roland Barthes, quando compara o leitor a uma aranha:

[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito se desfaz nele, qual uma aranha que se dissolve ela mesma nas secreções construtivas de sua teia.

Desse modo, o único limite para a leitura é a imaginação do leitor; pois é ele mesmo quem constrói as imagens acerca do que está lendo. Ela se revela como uma atividade extremamente frutífera e prazerosa. Por meio dela, adquirimos mais conhecimentos e cultura - o que nos faz mais capazes de diálogo e nos prepara melhor para atingir às necessidades de um mercado de trabalho exigente, experimentamos novas experiências, ao conhecermos mais do mundo em que vivemos e também sobre nós mesmos, já que ela nos leva à reflexão.
Assim, a leitura no seu sentido geral amplia nossos horizontes e nos transporta ao mundo da imaginação, sem contar os conhecimentos mil que acabamos adquirindo quando mergulhamos em universos ,portanto, podemos dizer que é de suma importância desenvolver em nós uma “cultura de leitura”, para seremos aprendizes e formadores de opinião em todo ambiente social e democrático que estivermos.


Iara Cristina Paião Mendes de Lima 11/03/2010.
Formada em Letras , pós-graduando em Lingua Portugesa
e Literatura, Tecnica da Educação de Jovens e Adultos- sEDUC/ TO

terça-feira, 9 de março de 2010

QUEM SOMOS

Quem Somos

Iara Mendes de Lima

Somos vendedores de Sonhos.

Somos pais, mães e amigos,

Escritores, poetas e políticos.

Somos muitas vezes vistos como inimigos.

Somos guerreiros, bravos guerreiros

E travamos batalhas, lutas e guerras

E mesmo não vencendo,

Nunca desistimos de nossa árdua tarefa.

Somos alma, coração e consciência

Buscamos sempre nossos ideais

E nunca deixamos de lado

A nossa mensagem de paz.

Temos medos, angústias e desilusões,

Às vezes nos desesperamos e erramos.

E quando erramos é tentando acertar.

Sentimos prazer no que fazermos,

Doamos-nos inteiramente sem pensar.

Somos orgulhosos em contribuir, ver e participar,

Participar de seu desenvolvimento.

Seja você idoso, jovem, adolescente ou criança,

Esteja no campo ou na cidade,

Nós nunca perdemos a esperança.

Somos amantes do saber,

Gostamos muito de compartilhar.

Por isso um mundo justo

Sem miséria e desigualdade,

Almejamos alcançar.

Não somos Super- heróis,

Nem temos fórmulas mágicas

Que com uma gota

Os problemas desata.

Somos reais e fazemos parte desta nação

Somos semeadores de conhecimento

Como os lavradores

Semeiam os grãos.

Somos grandes e pequenos

E também batalhadores

Somos bem conhecidos

Somos EDUCADORES.


Ou se preferir,

SIMPLESMENTE P R O F E S S O R E S.